O primeiro longa de ficção dirigido por Lázaro Ramos, Medida Provisória foi selecionado e fará sua estreia mundial no Festival SXSW (South By Southwest) 2020, que acontece de 13 a 22 de março, em Austin, no Texas. O evento é conhecido por discutir e vivenciar experiências voltadas para a interatividade, tecnologia, música e cinema. Lázaro Ramos estará presente no festival para apresentar a sessão.
O longa que tem Taís Araújo, Alfred Enoch, Seu Jorge, Adriana Esteves, Mariana Xavier e Renata Sorrah – entre outros -no elenco foi batizado em inglês de “Executive Order” e a estreia nacional está prevista ainda para este ano, adianta Lázaro. “Estou há sete anos trabalhando na construção deste filme e neste finalzinho estou mais ansioso ainda. Mostrá-lo fora vai ser um grande desafio, mas um bom ponto de partida porque este é um festival que dialoga muito com o Medida Provisória, vide os filmes que estiveram lá nos últimos anos”, comemora o diretor.
Anteriormente, além da direção teatral em espetáculos como O Topo da Montanha – em que também interpreta o reverendo Martin Luther King, Lázaro já havia dirigido junto de Thiago Gomes o premiado documentário Bando, Um Filme De (2018); que celebra os 28 anos de existência do Bando de Teatro Olodum (coletivo teatral que o lançou na carreira artística na Bahia) e que foi exibido em mais de 20 festivais mundo afora.
A produção de Medida Provisória é da Lereby e Lata Filmes, em coprodução com Globo Filmes e Melanina Acentuada. A distribuição é da H2O Films.